terça-feira, 12 de julho de 2011


EDUCANDÁRIO JUVÊNCIO HISTÓRIA: 

   65 ANOS AJUDANDO A ESCREVER A HISTÓRIA

          A escola é um edifício com quatro paredes e o amanhã dentro dele.  (Bernard Shaw)

            Assim se pode definir o Educandário Juvêncio Terra: as paredes e o amanhã...  Em 24 de julho de 1946, “Tia Rosália”, como era carinhosamente chamada, uma professora com os olhos no futuro e o coração em cada gesto, abriu uma sala de aula, em sua residência, na rua Ascendino Melo, na qual passou a ensinar a crianças da própria família.
         Mas um sonho não tem limites, não pode ser medido ou quantificado. Um sonho pode nascer pequeno, mas tornar-se grandioso, a depender do ideal que o move e daqueles que o alimentam. A sala minúscula, mas que comportava o amanhã, foi-se ampliando, aumentando o número de alunos e a oferta de cursos. Hoje, 65 anos passados, numa Vitória da Conquista, referência no sudoeste da Bahia, atende da Pré-Escola ao Ensino Superior, ocupando um grande espaço físico, sustentado por uma rede pedagógica sólida e um corpo docente bem conceituado.
          Em sua trajetória, respeitando a tradição e aderindo aos ditames da modernidade, defende como tarefa essencial da educação despertar no educando o entusiasmo  e o compromisso de  APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER, APRENDER A SER e APRENDER A APRENDER.
       Comprometida em desenvolver uma prática educacional voltada para a construção da cidadania, a Instituição incorpora os temas transversais, numa perspectiva sociointeracionista, com visão crítica dos conteúdos e inserção da metodologia de projetos; preocupa-se com a inclusão, com o empreendedorismo, através de um ensino focado no aluno, criando novas atitudes e novas formas de interação, na relação aluno-professor-aprendizagem, tendo como resultado uma consciência cada vez mais evoluída de educação e de desenvolvimento humano.
       Convicto de que o importante na educação não é apenas o conhecimento dos fatos, mas também o desenvolvimento dos valores, e de que a maior riqueza de um povo é a sua cultura, desenvolve uma pedagogia que tem como metas a formação integral do ser humano, através das seguintes linhas de ação:
·         Visão do aluno como um indivíduo singular que deve preparar-se para conviver com a pluralidade.
·         Abertura para as janelas do mundo, para que haja uma interdependência mundial na construção do conhecimento.
·         Formação para a cidadania e para a competitividade saudável e ética, como estratégia de desenvolvimento
·         Incorporação das tecnologias da comunicação e da informação.
·         Áreas do conhecimento mediadas pela ludicidade, pelo resgate do prazer de conhecer, pela curiosidade  epistemológica.
·         Livre expressão de sentimentos, de emoções, de opiniões, de sonhos e de desejos, utilizando referenciais das diferentes linguagens.
·         Estimulo à produção de novos conhecimentos, favorecendo o gosto pelas dimensões filosóficas, ética e  estética da vida humana.
·         Vínculos entre os diferentes segmentos da sociedade, a partir do entendimento do currículo como prática participativa, democrática.
·         Assim é o  Juvêncio Terra, uma Escola que entende sustentabilidade como a perfeita equação entre as novas gerações e o meio ambiente.

        NUMA ESCOLA ASSIM, VOCÊ APRENDE, É FELIZ, FAZ AMIZADES E, COMO CONSEQUÊNCIA, PREPARA-SE
 PARA SER BEM SUCEDIDO EM TODOS OS SEUS EMPREENDIMENTOS.

   Maria Cláudia Alcoforado Silva
      Coordenadora Pedagógica

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